Importância da contabilidade para micro e pequenas empresas

De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), cerca de 70% das micro e pequenas empresas não têm contabilidade, comprometendo a gestão e o crescimento dessas organizações.

Sem o levantamento contábil correto e profissional, empresários e gestores não contam com dados confiáveis que mapeiem a real situação econômico-financeira da empresa para nortear a tomada de decisões. A contabilidade competente permite a visualização de custos e despesas, rentabilidade, capacidade de pagamento de dívidas, entre tantas outras informações essenciais.

Para garantia de prestação eficiente de serviços contábeis, o empresário deve ficar atento. É importante, recomenda a Fenacon, preferir prestador de serviços da mesma cidade, buscar referências e indicações de empresários conhecidos, além de pesquisar sobre a regularidade da empresa e do profissional junto ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do Estado e ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A entidade também aconselha o empresário a ter um conhecimento básico sobre os tributos e encargos da atividade, acompanhando de perto o recolhimento pelo responsável pela contabilidade. Além de solicitar regularmente a Certidão Negativa dos principais órgãos e balancetes sobre as apurações contábeis, é importante manter-se em contato com os profissionais da contabilidade.

http://www.contasemrevista.com.br/



E-mail: